image01 image02 image03
«

Sofia Malheiro,Drª

    Neurologia

      Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, desde 2018, com internato geral no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora, Lisboa) e internato de especialdiade em Neurologia no Centro Hospitalar e Universitário do Porto (Porto).
      Centra a sua atividade clínica em Neurologia geral, com particular foco na área de cefaleias e tratamento da dor (aguda e crónica), bem como distúrbios do sono.
      Realização de múltiplos tipos de intervenções no âmbito das cefaleias e dor, como bloqueios de nervos periféricos e administração de toxina botulínica.
      Membro da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN), European Neurology Society (EAN), International Headache Society (IHS), American Headache Society (AHS) e European Sleep Research Society (ESRS).
      Múltiplas formações, cursos e congressos no âmbito da especialidade de Neurologia, bem como subespecialidades de Cefaleias e Distúrbios do Sono.
      Atividade de educação formativa em Medicina na Universidade de Lisboa, como assistente da disciplina de Anatomia e Introdução à Clínica, entre os anos de 2016 a 2020.
      Línguas: português, inglês, francês e espanhol.


      Procedimentos aplicados:
      - Bloqueios do grande nervo occipital (GNO) - para controlo da dor aguda de vários tipos de crises de cefaleias(enxaqueca, nevralgias), servindo também de prevenção de surgimento da dor a médio prazo.
      - Bloqueios nervo aurículo-temporal e suas terminações- para controlo da dor aguda de crise de enxaqueca e alívio de sensação de alodinia (sensação de dor no couro cabelubo).
      - Bloqueio do gânglio esfenopalatino - para resolução de dor aguda de crises de vários tipos de cefaleias (enxaqueca, nevrlgias e cefaleia em cluster), servindo também de prevenção de surgimento da dor a médio prazo.
      - Trigger-point injection- em vários localizações, conforme a dor do doente, com administração de lidocaína, para alívio da dor e resolução de pontos dolorosos crónicos.
      - Toxina botulíncia- terapêutica preventiva de enxaqueca crónica e outros tipos de dor (nevralgias); tratamento realizado de 3 em 3 meses.


      Consultas em V. N. Famalicão e Braga